Pesquisadores da Universidade Hebraica provaram que a droga de redução de gordura TriCor (nome genérico Fenofibrato) foi eficaz na redução da inflamação entre pacientes hospitalizados que tinham COVID grave. A droga prontamente disponível, que é usada para tratar altos níveis lipídios no sangue, foi considerada eficaz no combate aos sintomas covid em pacientes.
O estudo clínico intervencionista iniciado pelo pesquisador foi liderado pelo Prof. Yaakov Nahmias, diretor do Centro de Bioengenharia da Universidade Hebraica de Jerusalém. O professor Nahmias deu a 15 pacientes internados com COVID grave 145 mgs de TriCor todos os dias durante 10 dias e monitorou a progressão da doença de cada paciente.
A droga comum foi dada a pacientes do Centro Médico Barzilai de Israel em Ashkelon e o estudo, que foi publicado na Research Square, foi apoiado pela Abbott Laboratories. Atualmente está sob revisão por pares.
“O que vimos é que seus marcadores inflamatórios caíram muito, muito rápido”, disse o Prof. Nahmias ao The Media Line. “Dentro de 48 horas após receber a droga, eles simplesmente não tinham inflamação. Não houve reação exagerada do sistema imunológico como normalmente esperamos ver em pacientes graves.”
Os resultados do estudo israelense mostraram que 14 dos 15 pacientes internados com COVID grave não precisavam mais de apoio respiratório após cinco a sete dias de tomar 145mg de TriCor, contra apenas 28,5% dos pacientes com COVID grave em um grupo de controle histórico. O único paciente que continuou a necessitar de apoio respiratório acabou se recuperando e foi liberado do hospital. Todos os 15 pacientes do estudo tinham idade acima de 47 anos, com idade mediana de 64 anos. Alguns pacientes tinham várias comorbidades, como diabetes, pressão alta e obesidade.
Agora, os cientistas acreditam que encontraram uma “bala de prata” para o tratamento acessível e facilmente acessível do COVID. O Prof. Nahmias disse: “Ao todo, este é um resultado muito forte”, dizendo que o COVID grave geralmente leva várias semanas para tratar.
“É altamente estatisticamente significativo, embora seja um pequeno estudo porque tomamos marcadores a cada dois dias e poderíamos realmente mostrar um efeito dramático no curso da doença”, explicou o professor.
Recentemente, o COVID causou um aumento anormal de lipídios, o que causa lipotoxicidade, que é um tipo grave de inflamação. Fenofibrato ou TriCor é aprovado pela FDA desde 1975 e é comumente usado para tratar sintomas de colesterol e triglicérides mais baixos no sangue.
O professor Nahmias acredita que, embora seu estudo tenha se concentrado em infecções graves do COVID, mais estudos podem provar que a droga comum será capaz de tratar casos leves a moderados de COVID para ajudar a acelerar a recuperação.
Argumentando que fenofibrato foi tomado por milhões de pacientes ao longo das décadas, o Prof. Nahmias disse: “O que estamos sugerindo aqui é um tratamento de 10 dias e é uma droga muito, muito segura. Seus efeitos colaterais são leves mesmo em tratamentos de longo prazo.”
O Prof. Shlomo Maayan, do Barzilai Medical Center, que coordenou o estudo, disse que um estudo duplo-cego deve ser realizado para permitir uma melhor aceitação dos fenofibratos como tratamento para o COVID.
Fonte: Chistianity Daily